terça-feira, 19 de janeiro de 2010

HAEMOPROTEUS COLUMBAE E PLASMODIUM SP.POMBO DOMÉSTICO (COLUMBA LIVIA DOMESTICA)

Foi atendido um animal da espécie Columba livia domestica atropelado.O animal foi trazido por terceiros à clinica após ter sido atropelado.
No exame físico o pombo apresentava-se prostrado,com dispnéia inspiratória,paralisia de membros devido a politraumatismos, emaciação e apresentava grande infestação de ectoparasitas do gênero Pseudolynchia.
Foi administrado analgésico e coletado uma pequena amostra de sangue via venipunção da veia ulnar da asa para realização de análises hematológicas.
O valor apresentado para o Hematócrito foi de 44%(média da espécie-42,5%) e foi feito através do método de microhematócrito, pela refratometria foram obtidas as proteínas plasmáticas totais, sendo o resultado de 3,8g/dl(2,1-3,3g/dl) e foi feito o esfregaço sanguíneo, corado por Panótico Rápido.

Já no primeiro campo foram observados gametócitos de Haemoproteus columbae, no interior dos eritrócitos. Foi possivel observar pigmentos refrateis de cor castanha em alguns dos gametócitos e a maioria dos gametócitos ocupava quase que 50% de todo eritrócito que circundava o núcleo formando a forma típica apresentada por esse parasita.


gametócito de Haemoproteus columbae no interior de um eritrócito (flechas pretas)

Após analisar diversos campos, encontrou-se trofozoítos de Plasmodium sp , de tamanho pequeno, arredondados a ovais,no interior de eritrócitos.A cada 10 campos observados, em 4 se observava a presença de Plasmodium sp.


trofozoitos no interior de eritrócitos.


Hemosporídeos são parasitas protozoários microscópicos e intracelulares encontrados na circulação sanguinea e em tecidos de repteis,mamiferos,anfibios e aves,e tem como vetores mosquitos sugadores de sangue da ordem Diptera . Há três generos estreitamente relacionados, Plasmodium, Haemoproteus e Leucocytozoon, os quais são comumente encontrados em aves selvagens.
Muitos parasitas impedem o crescimento de pombos, seu desenvolvimento e produtividade,e muitas vezes levam a óbito, principalmente os filhotes (FATIHU et al, 1991).
Os Hemosporideos são o grupo de protozoários mais estudados, por terem o agente da Malária, uma das doenças que mais acomete os seres humanos em regiões de climas quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário