segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

.EHRLICHIA PLATYS.PASTOR DE SHETLAND,CANINO,MACHO,8 ANOS

Chegou à clínica prostrado e com temperatura de 41c.
Feito HEMOGRAMA,FUNÇÃO RENAL E FUNÇÃO HEPÁTICA.
OS resultados foram de
creatinina-0,9mg/dl (0,5-1,5mg/dl)
uréia -43,5mg/dl (10-60mg/dl)

FA -99U/l (10-110U/l)
ALT -23U/l (10-88U/l)

Hemograma não apresentou alterações na série vermelha, proteinas totais foram de 7,4g/dl e hematócrito 42%.
Leucócitos totais-6.600
e contagem plaquetária foi de 50.000-INTENSA TROMBOCITOPENIA,onde o valor normal de referência é de 200.000 a 500.000!!!
No diferencial foram observados mórulas de Ehrlichia platys em plaquetas.





Mórulas observadas em interior de plaqueta.

E. platys infecta apenas plaquetas e não leucócitos circulantes ce cães como acontece na E.canis.
Suspeita-se que seja transmitida entre cães,principalmente pelo carrapato vermelho do cão, Rhipicephalus sanguineous(HOSKINS,1991).
Os cães parasitados desenvolvem trombocitopenia cíclica, com uma a duas semanas de periodicidade, que ocorre simultaneamente com a parasitemia das plaquetas (McDADE,1990).
Hematologicamente, parasitemias e trombocitopenias aparecem ciclicamente com um período médio de 10 dias. Nos dias em que ocorre plaquetopenia, as inclusões não são observadas. O número de plaquetas parasitadas decresce durante o ciclo, porém a trombocitopenia permanece acentuada para tornar-se branda posteriormente (HARVEY,SIMPSON,GASKIN,1979; HIBLER,HOSKINS,GREENE,1986;SWANGO,BANKEMPER,KONG,1989).
Com a evolução do quadro, a trombocitopenia tenderá ao agravamento e a tendência cíclica diminuirá. O número de eritrócitos e leucócitos sofrerá redução ligeira, não caracterizando anemia ou leucopenia (HOSKINS,1991).
Quando os trombócitos parasitados desaparecem da circulação, a contagem se eleva rapidamente, alcançando valores normais entre 3 a 4 dias.

4 comentários:

  1. Achei muito interessante a E.platys. Não sabia que existia uma espécie de Erlichia com preferência por plaquetas. O animal pode ser parasitado pelas duas espécies (E.canis e E platys) ao mesmo tempo?

    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Matheus, infecções concomitantes de E. canis e E. platys são comuns sim,sendo transmitidos na maioria das vezes pelo mesmo carrapato o r.sanguineus.
    Geralmente o que mais se observa na clinica são infecções pelo e.canis que infectam apenas leucócitos por isso achei legal relatar esse caso pois não se encontra com muita frequência!
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Grazi!! Muito legal seu blog querida!! Super bjossssssssss

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tenho um filhote de pastor alemão no hemograma apresentou a presença de raras formas de Ehrlichia platys. A veterinária receitou o Doxy 100mg. Gostaria de saber a opinião de outros conhecedores do assunto a respeito das sequelas no animal. Obrigado!

    ResponderExcluir